Posted by: edsonma | June 3, 2010

Cavernaval 2009 – Ato II – Balsa – Caverna Misteriosa – PlumBum

Domingo – 22/02/2009

Engraçado como em viagens com dias intensos, nos fazem esquecer o dia da semana. Ao invés daquela preguiça de acordar meio dia de Domingo, almoçar e assistir Faustão (ninguém merece), estávamos fazendo rappel dentro de cavernas e nos enfiando em buracos de uma mina abandonada!

Visitamos a Caverna Misteriosa para um rápido treinamento de rappel nessa manhã para aquecimento e fomos visitar uma mineradora abandonada (Plumbum) em Adrianópolis (PR). Para chegar a Plumbum, atravessaremos o rio Ribeira para o lado do Paraná, em uma das mais antigas balsas do Brasil. Essa balsa, funciona de forma bem rústica, sem motores e através de uma tirolesa, é levada de um lado a outro apenas com a força da água.

Sobre a mineradora:

A Mineradora Plumbum foi desativada na década de 90. Possui atualmente um dos maiores complexos de túneis artificiais, 194 km. Por onde passam rios, e lagos subterrâneos, cachoeiras de todos os tamanhos, espeleotemas de diversos tipos (por ser de calcário existem muitas formações). É uma visita com um conceito histórico muito grande. E talvez uma das únicas abertas pra visitação do mundo (Nosso grupo foi o primeiro a dar inicio a visitação turística na Plumbum). Dentro dos túneis fizemos uma travessia, em seus labirintos, por aproximadamente 2 horas. Subimos por trás de cachoeiras com as mesmas escadas usadas pelos mineiros. É uma visita incrível e imperdível.

Essa mina foi fechada por questões ambientais e existem diversos estudos de contaminação na região… como segue relatos em:

Nunca estive em uma mina antes… é bem diferente e a sensação que temos após andarmos alguns metros de distância (quando não se vê mais a entrada) é bem estranha. Fizemos até um apagão das nossas lanternas por alguns segundos para sentirmos e… não se via literalmente NADA!


Responses

  1. Quem sabe os risocs havidos e por haverem nos recursos hídricos, no solo, no ar e nas pessoas?
    A contaminação por chumbo é gravíssima e tem repercussões mortais.
    Cabe observar que esta mesma mineradora está deixando um grande estrago na cidade de Santo Amaro na Bahia. Vale a pena observar através do vídeo YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=rV-6jRxhUus

    Risco de contaminação por chumbo pode durar mais de 20 anos

    Esperamos que isto sirva de alerta para a questão.
    Luiz Dourado


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: