Posted by: edsonma | June 5, 2010

Cavernaval – Conclusão – PETAR Cavernas e a volta pra casa…

Terça-feira – dia 24/02

Esse dia acordamos super cedo, umas 4:30 – 5:00, pois a idéia era chegar bemmmm cedo nas cavernas de PETAR e conseguirmos logo cedo visitar as várias cavernas de um dos núcleos de visitação.

Essas cavernas são bem mais estruturadas do que aquelas que visitamos nos dias anteriores, pois era um parque turístico para visitação. Engraçado ao entrarmos na caverna, percebemos toda a infra-estrutura turística mesmo: escadinhas de madeira, corrimões de madeira, cordas para se equilibrar. Não tinha nem um pouco dessas coisas nas cavernas não abertas a público comum anteriores mas isso não deixou essas menos “legais”.  Uma diferença nítida que deparamos: as formações eram bem maiores!

Uma breve descrição desse parque:

Localizado no sul do Estado de SP, entre as cidades de Apiaí e Iporanga, está o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira). Parque com mais de 300 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais e quilombolas, sítios arqueológicos, paleontológicos… é realmente um verdadeiro paraíso escondido entre vales e montanhas e na maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil.
Criado por um decreto em 1958 (Governo do Estado de SP), com cerca de 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada, tornou-se depois da década de 90 um dos locais mais perfeitos para a prática de alguns esportes radicais com espeleo, rapel, bóia cross, cascading, bike e, de algumas atividades como educação ambiental e fotografia da natureza.
No Petar você irá encontrar várias espécies de aves, mamíferos de grande porte: como pacas, antas e bugios; e muitas espécies de bromélias, orquídeas e palmito juçara. Além é claro de uma imensa quantidade de córregos e rios com águas cristalinas.´
Sem dúvida o que mais atrai os visitantes ao PETAR são as cavernas.
As cavernas existentes oferecem vários níveis de desafios. Há desde cavernas com enormes rios, com escaladas, mergulhos e rapeis à cavernas com estruturas turísticas, como escadas, passarelas e pontes.
Existem no parque Quatro Núcleos de Visitação, todos possum a finalidade de facilitar o controle dos visitantes e de proteger de forma mais organizada esse rico patrimônio. Eles estão localizados estrategicamente pela área total o parque, como o Núcleo do Ouro Grosso, que fica no Bairro da Serra (Iporanga) e serve de base de apoio para cursos de monitoria ambiental, seminários, reuniões e de alojamento para escolas públicas.

………………….

Núcleo de Santana: é o mais visitado do PETAR e onde estão algumas das principais cavernas, como Caverna de Santana, Caverna do Morro Preto e Caverna da Água Suja. Além de cachoeiras magníficas como: Cachoeira das Andorinhas, Betarizinho e Couto. Está localizado próximo ao Bairro da Serra (Iporanga) e ao Núcleo Ouro Grosso, onde ficam a maioria das pousadas e campings

Nossa visita foi nesse núcleo Santana🙂

Vocês lembram que no começo da viagem comentei sobre o fato das cavernas que imaginamos serem estilo “Tomb Raider”? Com grandes salões? Então… as do parque de Petar são assim!!! Visitamos cavernas pouco exploradas nos outros dias e agora cavernas cinematográficas!!

Logo depois dessas cavernas de Petar, tomamos banho (caiu um baita chuvão no meio da tarde) e viajamos de volta para Piracicaba-SP, onde deixamos nossos carros… Chegamos por volta das 23:00 desse mesmo dia (Terça-feira).. compramos RedBull e levamos uma garrafinha de café…. (?) Sim! Estávamos podres e tivemos que dirigir durante a madrugada de volta pra Brasília!!!! Quarta-feira teve trampo a partir de meio dia.

Revesamos todo mundo.. Todos dormiram e dirigiram um pouco.🙂 Cansativo mas deu tudo certo!!!!!!!!!

UFAAAAAAAAAAA!!! E essa foi o meu Cavernaval 2009!!!!

Aconselho todos um dia conhecerem Petar, e se quiseram combinar alguma aventura… procurem o Walker!! (óh a propaganda). Esse camarada teve as manhas de preparar uma viagem de aventura das melhores!!🙂 -> http://www.ecoesportes.com/hp/index.php


Responses

  1. Aeww maaan, só nas aventuras! hehe


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: